Tortilla de patata

Posted on 04/07/2011

0


A tortilla de patata é uma tradição na Espanha. Assim como nos botecos do Brasil vc sempre encontra ovos de codorna, torresmo e outras coisas que não da pra identificar, na Espanha, que não tem boteco mas tem as tascas um pouco mais limpos, a toda hora tem as tortillas de patata.

 

A batata é originária das Américas e foi introduzida ao Hernan Cortez pelos incas. Segundo este doce de pessoa, uma espécie de Bush da época, ele escreveu enquanto matava tudo que se mexia e por isso os seus soldados ficavam imóveis, que viu uma espécie de tortillas de patata vendidas nas praças das cidades dizimadas.

 

A lenda espanhola diz que foi um General das guerras carlistas, uma confusão que aconteceu nos países bascos la pelos idos de 1830 e que gerou uma grande fome, como toda guerra. No sitio de Bilbao um famoso general de nome impronunciável Tomás de Zumalacárregui y de Imaz inventou o afamado prato que é simples e de alto poder nutritivo.

 

Há milhões de tipos de tortillas e cada um vai agregando os seus condimentos o que acaba desfigurando a sua receita original.

A receita original é bem simples.

Se fritam algumas batatas em rodelas junto com a cebola cortada. Pega-se dois ovos ou mais e junta-se as batatas e as cebolas já secas e se frita tudo em outra frigideira.

Aqui é que vem o segredo ou a habilidade. Com uma tampa, se da volta a fritura resultando em uma espécie de omelete grande.

Se não tomar cuidado com a virada, corre-se o risco de enfeitar o chão da cozinha com a meleca semi pronta. E se ninguém estiver olhando, coloca-se tudo de novo na frigideira até que os dois lados fiquem dourados.

Pronto, o manjar pode ser comido.

 

Provem. Eu garanto. È uma delicia. Menos a caída no chão da cozinha. Mas depois de algumas tentativas se fica craque.

Anúncios