Ha ética?

Posted on 13/07/2011

0


O sistema financeiro funciona de acordo com suas próprias regras que muitas pessoas confundem com falta de ética, O sistema financeiro é aético. Ética na verdade é o estudo da moral e o sistema financeiro não tem moral. O seu único valor é o dinheiro. Querer que o dinheiro tenha valores humanísticos é a mesma coisa que querer que o Leão se torne herbívoro. È evidente que o sistema financeiro, como qualquer sistema é operado por pessoas que obviamente tem valores. Se são nobres ou não é uma outra estória. Só que tem um detalhe importante. A base do sistema financeiro é o dinheiro. Ganhar dinheiro e esse ganhar carece de adjetivos ou substantivos. È simplesmente ganhar. Ganhar honradamente, ganhar fazendo trapaças, ganhar por acaso, são todas observações de filósofos, antropólogos, críticos que querem emprestar ao ato de ganhar uma ação. Essa ação existe mas é irrelevante. Se vc quer emprestar uma ação ao ato de ganhar o ato de ganhar se torna secundário. Quero ganhar dinheiro, mas honestamente. Isso quer dizer que primeiro eu tenho que ser honesto, aplicar ações honestas e se der, se as circunstancias forem favoráveis, posso até ganhar. Estou colocando um limite ao ato de ganhar. Assim também se eu me determinar a ganhar dinheiro de uma forma fraudulenta. O limite é o mesmo.
Há uma expressão popular que exemplifica bem isso. A definição da maracutaia. Maracutaia é todo grande negócio para o qual vc não foi convidado.
Isso é errado? Não tem sentido perguntar.
Se vc quer uma sociedade ética, com valores de solidariedade, com justiça social, com altruísmo, vc vai viver em um mundo sem nenhum sistema financeiro.
Isso porque do momento que vc cria um sistema financeiro vc passa a estabelecer graus de valores apara as ações humanas que originalmente não existem. Toda pessoas que trabalha deveria ter suas necessidades atendidas. Certo? Seria assim mas não é. Porque pessoas ganham mais que outras? Porque o sistema financeiro estabelece estas diferenças. È assim.
Anúncios