A corupção endemica que nos assola

Posted on 01/08/2011

0


E a corrupção? O procurador geral da republica declarou do alto de sua sapiência moral que o mensalão foi a maior agressão à democracia. Os cronistas dos meios que ainda tem livre circulação dizem que a corrupção ta demais.  Eu quero entender. O que merda quer dizer isso e a que menssalão ele se refere? De que ano?

Pra mim a maior agressão à democracia é eu não ter o mesmo salário que esses procuradores e a mesma liberalidade de emitir as minhas opiniões que esses jornalistas. Pra mim a maior agressão à democracia é eles acharem que somos todos imbecis.

 

Eu volto à antiga tese que eu sempre falo. O problema não é a corrupção. O problema é vc discutir a tua relação com teus valores de sociedade.

Quando vc oferece dez pratas para teu porteiro permitir subir teu sofá no elevador social fora do horário permitido, vc esta corrompendo. Quando vc pede que vai ficar só um segundo parado errado e da seu melhor sorriso, claro que vc sendo uma gostosona, vc esta corrompendo. Quando vc ameaça seu filho que ele tem que fazer o dever se não, não vai ganhar a mesada, vc esta corrompendo.

Quando vc diz que vai beber um chope só, vc esta mentindo que é uma outra forma de corromper.

Pensa um pouco. Quantos atos de corrupção vc pratica todo os dias e nem se da conta?

È evidente que o sujeito que rouba dinheiro publico pra seu beneficio é algo que tem consequências sérias na vida de muitas pessoas. De positivo só o saldo bancário do ladrão.

Mas isso começou agora?

 

Muito se tem falado sobre a corrupção que nos assola e há patetas que escrevem sobre a excelência dos sistemas da Suíça, por exemplo, onde tudo funciona, onde não há corrupção e onde a justiça clama forte. È evidente que estas imbecilidades se destroem sozinhas. A Suíça citada é um dos maiores predadores financeiros do Universo. Os seus bancos sempre se valeram das guerras e dos imbróglios intermitentes no mundo para se apoderarem das fortunas ali depositadas. Na hora do deposito nenhum pio, nenhuma reclamação nenhum ataque de falso moralismo. Retirar é outra historia. E não se veem nenhum culpado, ninguém sentenciado, prisões vazias. É evidente que isso não quer dizer que não existam ladrões. Não vamos nem comentar a sua política surreal e sua crescente xenofobia.

E o que dizer do resto da Europa? E dos Estados Unidos? Só me respondam algumas perguntas; Quem foi que criou o maior escândalo financeiro da historia? Quem foi que criou o maior imbróglio financeiro da historia? Falo de 1929 e com vários replays, culminando com este ultimo? Quem fez as maiores atrocidades contra o gênero humano? Quem inventou as guerras mundiais? Quem jogou uma bomba atômica, perdão, duas em populações civis? Quem criou os maiores genocídios do Universo? E falo das barbaridades cometidas na África, no Oriente médio e na Ásia? O Madoff é de que nacionalidade? E a Eron? E o Michael Milken? Salomon Brothers é brother de quem? Bush e Blair, também conhecidos como os aldrabões do Iraque são de onde? Thachter é de onde? Deram a alcunha de dama de ferro porque não cedeu com a greve de fome dos presos irlandeses e do sindicato dos mineiros. O que aconteceu? Os presos morreram de inanição. Nove deles. Os mineiros depois de um ano, desistiram por fome, cansaço e desilusão. E as minas foram fechadas e privatizadas. Dama de ferro?

Quem inventou a dinamite? Quem fabrica em larga escala as minas que mutilam?

No recente massacre em Oslo se noticiou que o assassino usou balas no seu moderno fuzil que explodem dentro do corpo e o jornal informava que estas balas são proibidas mesmo em guerras. Quem fabrica estas balas? E porque são permitidas o seu comércio?

O que esta acontecendo no Brasil hoje é que depois de décadas de sujeiras empurradas embaixo do tapete, se fala abertamente da corrupção e das negociatas. E ao contrário do que se noticia, se pune. Fernandinho Beira Mar esta aonde? Cacciola esta aonde? Traficantes e assassinos estão aonde? Políticos pegos em falcatruas estão aonde? Luiz Estevão foi preso e esta sendo processado. O Juiz Lalau morreu na prisão. Os políticos cassados ficaram oito anos inelegíveis. Todos que cometeram alguma irregularidade e se apresentaram provas, estão sendo processados. A justiça funciona assim. Não é porque vc acha que o sujeito é ladrão que ele deve ir preso. Há um rito jurídico que protege vc.  Protege de injustiças e arbitrariedades. Provas são coletadas, evidencias são juntadas, processos são instaurados e pessoas são julgadas. È um processo. E esta sendo feito. Talvez não na velocidade e na divulgação que gostaríamos, mas a justiça protege a presunção de inocência. Vc para ser preso tem que ser processado, julgado e condenado. E não pode haver duvidas. Na justiça, duvida pro réu. O sistema é assim.

A justiça não funciona com achismos. Funciona com fatos.

A justiça não é jornal e nem é composta por jornalistas que podem acusar livremente sem provas e sem consequências nenhuma.

 

Essa corrupção não começou agora. Isso é endêmico. È inerente ao sistema.

Foi assim na corte do Rei. Foi assim no Império. Foi assim no começo da república. Foi assim no Estado Novo. Foi assim na construção de Brasília. Foi assim na longa ditadura. Foi assim na era Collor. Foi assim nos cinco anos dados ao Sarney. Foi assim na emenda da reeleição dada ao FHC. É assim agora.

Só que agora, se sabe e se faz alguma coisa. Se discute e se pune. Vc não pode culpar a justiça por ser morosa. Ela é o que é. O sistema judicial é assim. Vc não pode descumprir uma lei porque acha que ela é lenta e morosa. Vc a muda. Os benefícios legais que os acusados se valem, são exatamente isso. Benefícios LEGAIS. È o que a lei diz.

 

A corrupção esta ai como sempre esteve. Em todo o mundo. O sistema é assim. O ser humano é assim. Vc não pode idealizar o ser humano. Ele é o que é.

 

E vc não pode ser cínico e falso moralista e se achar o mais puro dos homens. Porque vc não é.

A não ser que vc seja um boçal.

 

Eu prefiro me concentrar nas realizações. Nas coisa boas. Sei que existem as coisas ruins. Sei que o erro e a sacanagem explícita é inerente ao ser humano em qualquer processo político e humanista. E não são os sistemas repressivos ou a critica leniente que irão mudar alguma coisa. O que muda é a educação. Um processo longo e constante. O que muda é o uso da inteligência para construir e ensinar.

Mas isso é um discurso para o deserto. Ninguém tem paciência e saco para pensar assim. Isso não vende.

O que vende são os falsos e medíocres profetas com suas mensagens moralistas e profundamente cínicas.

A historia do homem é assim

 

É por isso que eu prefiro as mulheres.

As daqui, não da Suíça.

Anúncios
Posted in: OPINIÃO